domingo, 28 de setembro de 2008

Avanços na comunicação


Em diferentes níveis de complexidade as organizações necessitam de eficazes instrumentos de comunicação para realizar suas atividades. Seja via e-mail, teleconferência, netmeeting, listas de discussão, e tantos outros instrumentos disponibilizados para comunicação em tempo real que são utilizados em ambientes organizacionais e educacionais. Este novo mecanismo tecnológico permite a organizações com unidades dispersas fisicamente a possibilidade de integrar suas atividades como se estivessem todas reunidas em um só espaço, mesmo que este seja apenas através do uso de um computador. Pensar na comunicação via voz, imagens, texto ou transmissão de dados, em um novo ambiente tecnológico que possibilita comunicação em tempo real, também é falar de comunicação integrada, uma vez que cria-se uma integração organizacional, que facilita o processo de tomada de decisão e aumenta muito a produtividade das empresas. Certamente tal tecnologia de comunicação amplica o conceito de comunicação integrada.

Cayo Felipe Acioly

24 comentários:

ruy disse...

Hoje em dia as empresas estão evoluindo muito com a tecnologia da informação, as novas maneiras de se comunicar, mais isso atrapalha muito a qualidade da comunicação , fica cada vez mais dificil a comunicação face a face que ainda é a mais eficiente de todas as outras.

Unknown disse...

Meus caros de fato vivemos em uma "tempestade" de informação onde temos que "peneirar" as de nosso interesse. E principalmente com tantos meios de comunicação a disposição e nas maos de todos.

URDECIO ROCHA.

Comunicação & Tecnoligia disse...

É cayo, também concordo com você, quando diz que o avanço tecnológico tem ajudado as pessoas a se comunicarem, mesmo porque isso é fato! Por outro lado a comunicação face a face, como comentada anteriormente, ainda é a mais eficaz, acredito eu. É com ela que percebemos, atravéz de expressões corporais, a veracidade e concordância do que está sendo dito ou falado.

Ass.: Tiago Silva

Palavras de Hermes disse...

O avanço da tecnologia na área de comunicação é uma solução muito atrativa para as empresas. Visto o leque de opções, que estão disponíveis atualmente para promover uma comunicação à distância. Sabemos que muitas vezes é inviável reunir todos os participantes, principalmente se tratando de uma empresa com filiais, por exemplo. Esse tipo de comunicação elimina algumas despesas como, as de locomoção, hospedagens e principalmente evita o desgaste físico com a viagem. Embora esse método traga soluções em alguns casos, é importante salientar que o método mais eficaz de comunicação, continua sendo o face a face.


Tâmara Lima

Unknown disse...

Como já comentado anteriormente, a comunicação face a face, sem duvidas é a mais eficiente quando comparado com as outras formas de comunicação, porém, para as empresas tempo é dinheiro, então, buscou-se maneiras mais rápidas de comunicação para que não se perdesse tanto tempo. Cabe ao líder de cada Organização escolher a melhor forma para a cominicação interna e externa de sua empresa.


Rodrigo Santiago

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Gostei muito do texto de caio. Retrata bem a realidade da maioria das empresa, principalmente as grandes, que estão usando todos or recursos que a tecnologia tem a oferecer para o andamento de todo o seu processo. Esses recursos são muito importantes para empresas que têm filiais e também para a divulgação de algo que antes precisaria da reunião de todos os funcionários. O que seria inviável. Kátia d'Assunção.

Comunicação e Censura disse...

Essa questão da tecnologia, quando bem aproveitada, é muito importante para o crescimento da organização,pois é possível reunir gerentes de diversas filias sem precisar haver uma locomoção, esse tipo de coisa ajuda até na redução de custos, uma vez que reunir um grande número de pessoas gastaria-se muito mais do que simplesmente fazer uma teleconferência!!!

BÁRBARA CARRAZZONE

Palavras de Hermes disse...

Realmente a tecnologia hoje usa métodos fantásticos para facilitar a comunicação,contudo, de nada adianta essa tecnologia se ela não for bem utilizada.Se não surtir o efeito desejado, se não promover a integração das pessoas(o que eu acredito ser seu objetivo principal),de nada vai adiantar esse tipo de investimento.Mas é bom saber que as empresas estão evoluindo cada vez mais com a tecnologia. por:Renata Brandão

Mr Admin disse...

Todo avanço tecnológico é válido, principalmente, quando ajuda a reduzir custos de uma empresa, mas na vida pessoal é bom ter acesso a novas tecnologias de comunicação, porém sem nunca esquecer de conviver com outras pessoas. As pessoas precisam aprender a utilizar essas novas tecnologias sem se afastar da convivência em sociedade.

Leônidas Silva de Matos.

Mr Admin disse...

o avanço da tecnologia na areaa da comunicaçao favoreceu muito as empresas em varios aspectos uma deles´foi a reduçao de custo, as pessoa podem se comunicar a longa distancia pelo mesmo valor e em tempo real, o que é bastante relevante, poder resolver problemas , negociar etc. È claro que existe descontrole dos funcionarios em assuntos que nao se trata da empresa, mas isso fica para gestor fazer esta analise e correçao.
Renata Santana

Comunicação e Censura disse...

Um tsunami atinge uma cidade oriental e em questão de minutos esta informação já está disponível para o mundo inteiro. Um país abre seu processo eleitoral e no mesmo dia já é possível conhecer seu novo representante. A redução de custos que uma empresa tem ao realizar uma videoconferência. Enfim, são inúmeros os benefícios que a tecnologia pode oferecer para a comunicação. E como não é possível estar face-a-face com todas as pessoas as quais queremos nos comunicar, nos utilizamos dos recursos tecnológicos disponíveis.

Bárbara Santiago

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Atualmente, a comunicação está inteiramente associada a tecnologia e por esse motivos é que as empresas a utiliza de diversas maneiras, para fazer seus comunicados ao publico interno e externo

Cristiane Amaro

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

parabens caio pelo texto..

É como sabemos a tecnologia hoje em dia nas empresas e fundamental. pois é o modo mais rapido e eficaz por exemplo reuniões que demoravam dias, hoje basta fazer tele conferencias que esta resolvido . email facilitando a comunicação do individuo sem precisar falar pessoalmete agilizando todo o processo dentro da empresa. fora outros recursos que as empresas utilizam ...-
e hoje em dia a empresa que não envestir na tecnologia concerteza estara sempre atraz.. das outras

keyson vidal

Unknown disse...

Muito bom o texto Caio!
Concordo com Keyson que hoje em dia a empresa que não envestir na tecnologia de informação está para atraz diante da concorrência...
Que é um fator essencial ou base para o andamento da organização.

Saulo Maciel

Comunicação interna nas organizações disse...

O avanço tecnológico tem facilitado bastante a circulação de dados / informação dentro da empresa, melhorando o desempenho do trabalho de todos. Mas a camunicação face a face ainda é a mais eficaz, pois o receptor da mensagem consegue obter dados mais verdadeiro sobre o fato.
Jeane Brainer

Mr Admin disse...

As novas tecnologias só vem facilitando o dia-a-dia das pessoas.Uma delas que está sendo falada no texto é a teleconferência,uma maneira prática e rápida das pessoas se comunicarem ao mesmo tempo sem precisarem está no mesmo local.

Hémila Tamar

Comunicação & Tecnoligia disse...

Como tudo vai avançando com a tecnologia não poderia ser diferente, se as empresas não se adequar a tecnologia ela vai perder uma grande parcela do mercado. Esse tema foi muito legal.

Att: Thyago de Amorim.

Comunicação interna nas organizações disse...

Achei o texto simples porém eficaz, ou seja o autor conseguiu em poucas palavras evidênciar o quanto hoje em dia a presença da tecnologia nas organizações é importante e estas precisam estar sempre atentas para saberem até que ponto elas podem mudar, ou seja, até que ponto é interessante para elas tais avanços e isso varia muito de ramo para ramo.

Samuel Mattos

Comunicação & Tecnoligia disse...

Como abordado a tecnologia é uma grande aliada as empresas como se vê uma vídeo conferência.
Ass: Thyago de Amorim.

Diogo Camarotti Cruz disse...

Eu vejo esses avanços na tecnologia da comunicação como fatos importantes. Mas também vejo como um ‘escape’ adotado pelas empresas, pois a videoconferência nunca será eficazmente igual a um contato face a face.

Diogo Camarotti Cruz