terça-feira, 30 de setembro de 2008

O uso do bluetooth como ferramenta de marketing

Ações de marketing envolvendo o envio de conteúdo para celulares com bluetooth esbarram na pouca base instalada. Mas podem dar retorno se recebem um bom apoio de promotores humanos.

Há seis meses começamos a identificar no país as primeiras campanhas de comunicação que usavam a tecnologia bluetooth para distribuir um conteúdo (por exemplo, papéis de parede) envolvendo uma marca e seu público.

Tecnologicamente a solução é simples e interessante, já que usa uma funcionalidade cada vez mais comum nos aparelhos e que pode ser usada em algo que faça sentido para o anunciante e para o cliente do serviço/produto.

O bluetooth é um protocolo de comunicação sem fio que usa as mesmas freqüências das redes wi-fi, mas que possui a característica de abrir comunicações entre diferentes dispositivos num raio de aproximadamente 10 metros. Por exemplo, consegue-se transmitir um arquivo de dados, como uma música, de um palmtop para um aparelho celular por meio desse protocolo.

Um dos dispositivos disponíveis no mercado é o Hypertag, um hardware que cabe na palma da mão capaz de transmitir informações por infra-vermelho ou bluetooth aos aparelhos localizados num raio de 10 a 15 metros.

Para viabilizar tecnicamente algo desse tipo, é preciso escrever um script simples para ser gravado dentro do Hypertag, que emitirá os sinais bluetooth e infra-vermelho. Basicamente, esse script roda o tempo todo em que o equipamento está ligado liberando comandos como:

• identificar aparelho com bluetooth ligado;
• identificar qual marca e modelo do aparelho (nessa conexão o equipamento recebe do celular seu ID com o qual se consegue extrair a informação de modelo e marca);
• identificar o “apelido” que o usuário colocou para seu celular bluetooth;
• enviar pergunta de opt-in (algo como “Você deseja receber o conteúdo xyz?”);
• registrar o resultado do opt-in e iniciar download.

Nesse script também são inseridos os comandos para que o equipamento consiga selecionar qual é o melhor conteúdo a ser enviado para determinado modelo de celular. Por exemplo: se nosso equipamento reconhece o celular N80 da Nokia ele primeiro poderá enviar um vídeo para esse aparelho, que permite a visualização desse conteúdo. Após esse envio, se o aparelho continuar no raio de ação do Hypertag, ele identifica o vídeo já foi recebido e dá o comando para enviar o segundo.

Por fim ele ainda pode enviar quantos conteúdos forem necessários para o celular, obviamente não repetindo os envios já feitos.
Tudo isso fica registrado em um log do equipamento, que após a campanha pode gerar um relatório sobre os resultados a ação.


Fragmento do texto de Eduardo Lins
http://www.relacionamentodigital.com/o-uso-do-bluetooth-como-ferramenta-de-marketing

Paulo Raphael O. de Sena

Um comentário:

Comunicação & Tecnoligia disse...

Vi faz tem na internet um texto sobre o Bluetooth Marketing e me interessei pelo assunto já que nunca tinha visto em nem um lugar aqui em Recife. Comentei com o pessoal do meu grupo sobre o assunto, o Cayo e o Rodrigo disseram que já tinham visto nos estádios de futebol, mas achei que seria interessante falar um pouco dessa nova tecnologia e procurei um texto mais completo e não tão grande.

O principal problema dessa ferramenta de marketing é que a maioria das pessoas não deixam o Bluetooth do celular ligado em tempo integral e isso dificulta o envio do material publicitário. A solução encontrada para esse problema é fazer uma ação promocional em conjunto com promotores que incentivam as pessoas ligarem o Bluetooth dos seus celulares divulgando premiações ou alguma vantagem para quem liga.